Correndo em paralelo com o projecto da cidade "Ecopólis" (e esperamos com muitas pontes entre eles!) tem vindo a ser desenvolvido o "Projecto de Adopção da Ribeira de Talaíde", que vai passar a ser referido como PART.
Como já foi dito no nosso Blogue, neste projecto estão mais envolvidos a Ana Filipa, a Joana Gomes, o Diogo, o Rui e a Vera.
O objectivo deste projecto é, como o nome diz, adoptar um troço da Ribeira de Talaíde. Esta adopção vai ser inserida num outro projecto: o Projecto Rios (futuramente surgiram mais informações no blogue). Este projecto envolve a monitorização continuada da Ribeira, pelo menos uma vez no Outono e outra na Primavera, ao longo dos anos. Como este será o nosso último ano na escola, tentaremos não deixar morrer este projecto passando-o para outros alunos, para que possa ser continuado ao longo de muitos anos!
Outro objectivo é fazer propostas concretas para melhorar a zona envolvente da Ribeira. É aí que vamos trabalhar mais com os nossos colegas da Ecopólis, recorrendo a um outro trabalho já realizado na escola, o Projecto INOVA, assim como com a colaboração do Eng. Domingos Leitão, o nosso contacto na área do ambiente na Câmara de Oeiras.
Aprendemos a fazer e fizemos uma monitorização da Ribeira da Lage, com a ajuda de duas representantes do Projecto Rios.
Participamos na inauguração do Ano Internacional da Terra, no dia 10 de Novembro, no Pavilhão do conhecimento. Lá mostramos estes projectos que tem sido desenvolvidos.
Escolhemos o troço a ser adoptado e fizemos a primeira monitorização.
Todos estes assuntos irão ser aprofundados (em breve) no blogue!
Até ao final do período tentaremos actualizar o PART no blogue e elaborar uma grelha de organização com os objectivos e datas a cumprir para o próximo período.
Digam bem, digam mal, digam olá mas digam alguma coisa! Comentem!