Apesar de estarmos um pouco atrasados o nosso trabalho fluiu, este segundo período, mais rapidamente e com mais eficiência, pelo que conseguimos apanhar o espírito do CC.
Em Relação aos grupos temáticos estamos inseridos na área ambiental. Apesar de também termos o objectivo de arranjar espaços melhores para os jovens da zona, o Ambiente é de facto o nosso mote.
Desde o início deste trabalho que demostrámos interesse pela Ribeira da Lage (aliás foi mesmo por essa razão que decidimos participar), nomeadamente de melhorar a área circundante à Ribeira.
Queremos também de algum modo mostrar como os recursos (o Vento) podem ser melhor aproveitados na zona e mostrar as zonas muito poluídas de Porto Salvo e como pode ser melhoradas, alertando para uma maior criação de áreas verdes e limpeza das ruas.
Agora em relação à auto-avaliação baseada nos tópicos dados pelo CCC:
Descrição das actividades de forma objectiva - Aspectos Essenciais:
Neste segundo período (se contar com o último mês em que não tivemos muito tempo) tentámos sempre escrever tudo o que íamos fazendo no blogue, todas as decisões que tomávamos e todas as coisas que fomos fazendo e que íamos fazer no futuro. Tentámos ao máximo escrever apenas o essencial de modo a que o blogue não se tornasse muito enfadonho.
Estivemos, no final do período ocupados com a maquete e foi por isso que não postámos muito pois eram decisões frescas e em fase inicial.
Já escolhemos os locais e estivemos depois em busca de mapas da zona, a escolher os materiais e a fazer os primeiros esboços que deram imagem às nossas decisões.
Durante este período desenvolvemos o nosso diagnóstico da Ribeira em parceria com as nossas colegas do PART que fizeram análises à água da Ribeira e a estudaram mais pormenorizadamente.
Reflexões Críticas:
Fizemos mais reflexões, pois este período já não existia quase história para contar de Porto Salvo, em que mostrámos as maleitas da nossa vila e como as poderíamos demonstrar. Estamos um pouco atrasados em relação às sugestões, mas estas estão prestes a sair, apenas gostaríamos que saissem juntamente com o desenvolvimento da maquete.
Envolvimento da população:
Fizemos mais entrevistas (D.Paula, jogador, Dr.Domingos Leitão, etc) em que aprendemos imenso para o nosso projecto, através das opiniões das pessoas.
A população desta zona não é muito interessada por estes projectos e esse é outro dos nossos objectivos, mostrar às pessoas como estas podem minimizar os danos que são feitos à natureza, através de explicações e de exemplos.
Criatividade e Actualização Regular:
Quanto à criatividade, temos um blogue bastante mais bonito, e que condiz com a nossa EcoVila. O amarelo reflecte a Primavera que chegou e que vai iluminar ainda mais os nossos sonhos para Porto Salvo.
Apesar da preguiça que às vezes nos ataca estamos bastante mais eficientes no que toca à actualização do blogue para que este acompanhe sempre o trabalho que está a ser feito.
Neste 3ºperíodo vamos acabar nas primeiras semanas tudo o que está em atraso e fazer tudo o resto, sempre com o objectivo de que Porto Salvo seja uma Cidade, ou Vila, Criativa!!