Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008

Vila fria - "Os Rancheiros" - 25 anos

Estivemos a dar uma olhadela no nosso trabalho e reparámos que nos faltava falar de uma parte importantíssima nesta Vila - a sua actividade cultural, que é bastante.

Começamos por vos dar a conhecer o Rancho Folclórico de Vila Fria:

"Os Rancheiros"

Este grupo cultural nasceu no ano de 1982, e está intimamente ligado à Festa da Imaculada Conceição (vai ser falada no próximo post), participando sempre nas festas de Porto Salvo.

A par com o Rancho foi formado, em 1984, o Grupo Cultural de Vila Fria, que organiza diversas actividades lúdicas, entre elas, a Marcha Popular de Vila Fria. Esta marcha participa desde 1992 no Desfile de Marchas Populares do Concelho de Oeiras!!

Descobrimos, também, que as comemorações do 25º aniversário (PARABÉNS!!) começaram dia 8 Dezembro do ano passado (2007), com várias cerimónias.

Vamos colocar aqui alguns excertos do texto que descreve essas  cerimónias retirado hoje do site do Rancho (hht://gcvf.blogspot.com/):

 


 

Com uma grande afluência de populares, realizou-se uma missa solene na sede do Grupo Cultural de Vila Fria, celebrada pelo Pe. José Luís, pároco de Porto Salvo, e pelo Pe. Major Duarte, presidente do grupo (...). 

As vozes do folclore fizeram-se soar nos cânticos religiosos e coube a elementos do rancho efectuar as respectivas leituras. (...)

Seguiu-se uma procissão pelas ruas da localidade. A imagem de Nª Srª da Conceição foi conduzida à sua capela pelos elementos do rancho, que assim quiseram da mostras da sua devoção e agradecimento pelas graças recebidas ao longo da sua caminhada. (...)

Este foi o primeiro acto de um vasto programa de comemorações, que se iniciaram em dezembro de 2007 e terminarão em Março de 2009, juntando as comemorações do nascimento do rancho (1982) com a da formação oficial do Grupo Cultural (1984).

Deste vasto programa, destaca-se a realização de uma Ceia de Natal já no dia 15 de Dezembro, quatro festivais de folclore, em Março, Abril e dois em Julho, duas exposições temáticas, em Junho e Dezembro...(...).

Sobre o futuro da associação ficaram as palavras do Pe.Major: "É FÁCL SONHAR!" (...) Todos juntos e unidos venceremos o pessimismo e o desânimo. avançem com confiança e coragem""

 


 

Este texto é um pouco comprido mas relata bem o espírito vivido neste grupo, e a coragem e fé com que enfrentam todas as adversidades.

É bastante importante a cidade (no nosso caso a Vila) dar apoio aos grupos culturais, principalmente aos que estão tão intimamente ligados à história de Porto Salvo, pois sem eles não poderemos brilhar.

Estes grupos devem ser protegidos pois são a ponte cultural entre o passado e o futuro, entre o que foi e o que será, entre a velhice e a juventude.

No nosso projecto vamos tentar ao máximo dar uma voz, e contar a história de cada um destes pequenos pólos de sabedoria e beleza e tentar com que cada vez mais jovens (da nossa idade e não só) se mostrem interessados por tentar manter a tradição e a cultura de Porto Salvo.

 

tags:
publicado por Ecopolis10 às 16:18

link do post | comentar | favorito

EcoGrupo

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts antigos

Fim do ano

Poster e Relatório

Lagoas Park no Virtual Ea...

Ribeira de Talaíde no Vir...

Propostas para a Ribeira ...

Maquete da Escola - Final...

maquete - Informações Fre...

Virtual Earth - Leões de ...

As Ribeiras na Sic

Virtual Earth

tags

todas as tags

EcoLinks

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Eco Fotos

pesquisar

 
blogs SAPO

subscrever feeds