Domingo, 30 de Março de 2008

O ambiente em Porto Salvo

Apesar de ser uma das freguesias do Concelho de Oeiras, Porto Salvo ainda não adoptou totalmente as medidas necessárias no que toca à preservação do meio ambiente.

O concelho de Oeiras é muito limpo e ligado às causas ambientais. Tem o Projecto Óleo Valor (em que os óleos alimentares usados são recolhidos das escolas e restaurantes, para serem depois reciclados), diversos jardins (Parque dos Poetas - Paço de Arcos; Jardim de Oeiras, etc) e as suas praias são das mais bem cuidadas da linha, pois há jovens a limpá-las e as regras em relação ao lixo são restritas.

Mas enquanto as zonas mais concorridas estão a "brilhar", o mesmo não acontece com as áreas mais desconhecidas, como é o caso de algumas zonas da freguesia de Porto Salvo (Ribeira da Lage, Talaíde, Bairro Auto-Constrção, etc).

Existem pequenos locais ("as terras de ninguém") em que há bastante lixo acumulado e em que as plantas crescem à rebelia, não havendo um tratamento do local pelos meios responsáveis. Isto não ocorre só na área circundante à Ribeira da Lage, apesar de essa ser a nossa principal luta.

Por exemplo este local que podemos ver na fotografia

 

Este terreno está na parte de trás de um prédio, perto de uma escola primária, sendo que há crianças que passam pelo carreirinho que vamos ver na figura seguinte.

Fizemos, para além da fotografia um video desse carreirinho, video esse que vamos mostrar em separado no próximo post.

Foto do carreiro:

Este caminho está quase completamente coberto pela vegetação, pelo que pode esconder lixo ou objectos cortantes, sendo que esta é uma zona perigosa para quem aqui passa, principalmente as crianças pequenas.

Esta zona tem vindo a piorar de ano a ano pois o ano passado já nem sequer foi limpa na Primavera, como costumava ser todos anos. Isto levou a que algumas pessoas limpassem algumas partes, mas como este terreno não é pequeno esta é uma tarefa muito difícil.

Como se pode ver na imagem seguinte as pessoas deitam para aqui todo o tipo de lixo , até quadros (também vidros, sapatos, roupa, plásticos, etc), desprezando por completo o ambiente:

 

O lixo que aqui deitam é perigoso, pois às vezes aparecem ferros ou vidros, que podem magoar as crianças que por aqui passam vindas da escola.

Soubemos que os moradores da zona já se queixaram por diversas vezes às Juntas de Freguesia, mas esta responde-lhes que este era um Terreno Baldio pelo que não podiam fazer nada por ele. Mas quando um terreno é baldio (de ninguém) isso não quer dizer que pertence à Junta?? Politiquices...

Iguais a este local, há muitos em Porto Salvo, principalmente junto da zona da Ribeira da Lage e seus afluentes. Nos próximos posts vamos mostrar fotos desses locais para denunciarmos o que pode ser melhorado.

Depois destas reflexões vamos dar propostas, que nós achamos serem as melhores para estes terrenos serem novamente limpos e para que as pessoas respeitem o ambiente e não poluam.

publicado por Ecopolis10 às 19:29

link do post | comentar | favorito
|

EcoGrupo

Nº de visitantes

Counter Stats
gold coast mechanics
gold coast mechanics Counter

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts antigos

Fim do ano

Poster e Relatório

Lagoas Park no Virtual Ea...

Ribeira de Talaíde no Vir...

Propostas para a Ribeira ...

Maquete da Escola - Final...

maquete - Informações Fre...

Virtual Earth - Leões de ...

As Ribeiras na Sic

Virtual Earth

tags

todas as tags

EcoLinks

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Eco Fotos

pesquisar

 
blogs SAPO

subscrever feeds