Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008

Desafio Proposto pelo CCC

                Escolhemos para Cidade Creativa a Vila de Porto Salvo, por ser a zona onde está inserida a nossa escola, mas também por acharmos que esta é uma freguesia com imenso potencial que merece ser revelado e aproveitado da melhor maneira possível.
         O nosso objectivo geral é o de melhorar Porto Salvo a todos os níveis, apresentando propostas que farão da freguesia um local mais atractivo para quem por aqui passar (para ficar ou para visitar).
         As nossas zonas de acção são, principalmente: perto da nossa Escola (e das outras escolas da freguesia ), pois deveria oferecer mais opções aos jovens e na área que circunda a Ribeira da Lage, área essa que está bastante poluída. Como podem ver pelo nosso blogue, o nosso principal mote para este trabalho é o ambiente, que achamos que deveria ser melhor tratado na freguesia.
         Como a nossa principal zona de melhoramento é a Ribeira da Lage, estamos a trabalhar em conjunto com 3 colegas da nossa turma (Vera, Ana Filipa e Joana Gomes) cujo grupo se intitula de PART (Projecto de Adopção da Ribeira de Talaíde – afluente da Ribeira da Lage).
Estas colegas estão a trabalhar no Projecto Rios - visa a adopção de um troço de 500 metros de um rio ou ribeira por parte de um grupo de pessoas em qualquer zona do país.
Começámos o nosso trabalho também (além de todas estas apresentações da Ribeira) por contar um pouco a história de Porto Salvo, enquanto freguesia do concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, para que todos conhecessemos a zona.
Depois de todas estas apresentações à zona, começámos a apresentar-nos a nós mesmos criando um folheto em que nos apresentávamos e falávamos do projecto e dos nossos objectivos. Criámos também um logotipo (que pode ser visto no blogue) e um slogan (Trazer a Ecologia para a cidade? Connosco é realidade!) que visam identificar o grupo e os seus objectivos.
Tencionamos envlver a comunidade no nosso trabalho, pois é importante ouvir a opinião de quem vive na região e sabe reamente o que se passa.
De seguida, um pouco atrasados, passámos para o diagnóstico da zona. Esta é uma fase em que tem de se ter cuidado, pois nem sempre o que parece real é mesmo.
Apesar de o diagnóstico estar um pouco atrasado, já conseguimos separar as zonas em que há mais problemas na freguesia:
Ambiente (Poluição na Ribeira, e não só, Lixo e electrodomésticos na área circundante, falta de limpeza da mata, etc)
Apoio a jovens (que tentam fazer algo pela freguesia e falta de gruposde entretenimento)
Auxílio a idosos (mais centros de convívio e de apoio)
Urbanismo (melhoramento das estradas, melhor sinalização, etc)
Criminalidade (falar com psp, pois esta é uma zona, principalmente a do bairro dos navegadores, bastante problemática)
Zonas Verdes (há falta de jardins e parques infantis para as crianças, falta de zonas arejadas onde se possa passear e fazer desporto)
 
Achamos que estes são os grupos mais problemáticos da freguesia, e que os outros (como por exemplo a cultura em que a Vila dá um grande apoio – ranchos e grupos culturais) estão relativamente bem.
Vamos continuar com as entrevistas, entrevistando de seguida um jogador dos Leões de Porto Salvo, perguntando-lhe o que acha dos apoios ao desporto.
Vamos tentar pedir à CMO que seja feita uma limpeza regular à ribeira e às zonas poluídas da nossa freguesia.
Depois de tudo pronto vamos dar as nossas opiniões e propostas para um Porto Salvo melhor de várias maneiras diferentes: vamos escrever tudo em texto, exemplificando com as fotografias do problema e desenhos da inovação e vamos criar uma maquete (para a apresentação na escola) que representará algumas zonas da freguesia em que vamos actuar mais, mudando diversas coisas na zona real.
Esperamos poder trabalhar em conjunto com as escolas básicas da zona, sendo que uma escola do nosso Agrupamento já demonstrou interesse e que colaborássemos com eles.
Esperamos que deste modo a freguesia melhore e que todos nós possamos aprender mais um pouco sobre o que é viver em comunidade respeitando os outros e, principalmente, a natureza.
 
Obrigado
Escola EB 2,3 com Secundário Aquilino Ribeiro
Joana Lourenço, Joana Lopes, Ana Neto, Ricado Ferreira e Erika Cruz
Ecopólis
http://ecopolis10.blogs.sapo.pt
publicado por Ecopolis10 às 17:27

link do post | comentar | favorito
|

EcoGrupo

Nº de visitantes

Counter Stats
gold coast mechanics
gold coast mechanics Counter

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts antigos

Fim do ano

Poster e Relatório

Lagoas Park no Virtual Ea...

Ribeira de Talaíde no Vir...

Propostas para a Ribeira ...

Maquete da Escola - Final...

maquete - Informações Fre...

Virtual Earth - Leões de ...

As Ribeiras na Sic

Virtual Earth

tags

todas as tags

EcoLinks

arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Eco Fotos

pesquisar

 
blogs SAPO

subscrever feeds